Pular para o conteúdo

Aeroporto regional é bom para quem?

No mês passado, tive a felicidade de estar entre as autoridades que assinaram no Palácio Anchieta o contrato que passava a gestão e a operação do Aeroporto de Linhares para a Infraero, empresa pública federal responsável por administrar dezenas de terminais pelo país. Agora, falta muito pouco para que se iniciem os voos regulares.

Mas afinal de contas, o que um aeroporto regional pode trazer para a cidade e para o entorno de onde está instalado? São muitas as opções de respostas para essa questão e todas são positivas.

A partir do momento em que se iniciarem os pousos e as decolagens diárias uma variedade de oportunidades se apresentará para o Norte do Espírito Santo, aquecendo ainda mais a economia da região. Do turismo ao transporte de cargas, muita coisa boa pode acontecer.

Em alguns meses seremos uma das principais portas de entrada para o estado. Quem quiser visitar Itaúnas, Regência, Coqueiral de Aracruz e tantas outras belezas naturais que temos por aqui vai poder vir direto por Linhares. Da mesma forma, muitos capixabas que pretendem ir a outras partes do país não vão precisar se deslocar até o aeroporto de Vitória.

Assim, teremos mais pessoas circulando e, consequentemente, gerando renda para os municípios com a contratação de serviços, compra de produtos, hospedagens em hotéis e pousadas e mais uma infinidade de negócios.

Por outro lado, poderemos constituir um importante hub logístico, somando esforços com o Porto de Aracruz e, futuramente com a BR-101 duplicada, aumentando a circulação, agregando valor à produção industrial e atraindo novos empreendimentos.

Da mesma forma, quando for concluída a implantação de uma estrutura alfandegária no aeroporto, poderemos escoar parte da produção agrícola, que tanto contribui para a economia da região.

Tenho certeza de que, assim como aconteceu em outras partes do Brasil, nosso aeroporto regional atrairá a instalação de novas empresas no entorno e até mesmo nos municípios vizinhos, proporcionando condições muito favoráveis para o surgimento de um novo polo de desenvolvimento.

Toda essa movimentação da economia vai resultar em mais recursos arrecadados pelas prefeituras e pelo Estado, possibilitando mais investimentos em obras públicas e em serviços para as comunidades.

Ou seja, toda a cidade de Linhares sai ganhando e até nossos vizinhos. Veremos investimentos chegando e mais empregos sendo gerados, trazendo mais prosperidade para a região.

Lucas Scaramussa
Advogado, Deputado Estadual e Presidente da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Econômico do Norte Capixaba