Pular para o conteúdo

Lucas Scaramussa propõe a criação do Dia Estadual da Agricultura Irrigada

Comemoração aconteceria todo dia 15 de junho

O presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o deputado Lucas Scaramussa (Podemos), apresentou projeto de lei que pretende homenagear e reconhecer a importância de um segmento que tem aumentado sua relevância na produção rural capixaba. O parlamentar propôs a criação do “Dia Estadual da Agricultura Irrigada”, a ser comemorado anualmente em 15 de junho.

A agricultura irrigada vem aumentando sua relevância na economia do Espírito Santo, contribuindo significativamente para a produção de alimentos e se apresentado como uma solução principalmente em locais que enfrentam a escassez de recursos hídricos. O projeto de lei, caso aprovado, destacará a relevância desse setor, promovendo o reconhecimento público do trabalho dos agricultores e agricultores irrigantes, bem como incentivando práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.

Polo de Agricultura Irrigada do Norte e Noroeste

O Espírito Santo vai sediar, em breve, o 11º Polo de Agricultura Irrigada do Brasil. A região escolhida é o extremo norte do estado. A perspectiva é que cerca de 30 municípios sejam beneficiados com a iniciativa, que integra a Política Nacional de Irrigação (PNI). No último dia 18 de setembro, representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e de produtores rurais e irrigantes participaram de um evento no Palácio Anchieta para debater a implantação do polo.

Agricultura Irrigada

Basicamente, a agricultura irrigada consiste em fornecer água às plantas de maneira não natural, ou seja, por meio da ação humana, garantindo a produtividade das lavouras mesmo em regiões onde há escassez de recursos hídricos.

É um sistema agrícola que emprega um conjunto de ações, técnicas, estruturas e maquinários que possibilitam a irrigação em média ou larga escala de culturas e plantações.