Pular para o conteúdo

Projeto aprovado exalta a importância cultural da Festa do Caboclo Bernardo

Proposta do deputado Lucas Scaramussa reconhece a relevância da festa realizada em Regência para a cultura do estado

Foi aprovado por unanimidade nesta segunda-feira (20) o Projeto de Lei nº 719/2023, de autoria do deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), que reconhece como de relevante interesse cultural a Festa do Caboclo Bernardo, realizada sempre no mês de junho desde a década de 1930 no distrito de Regência, em Linhares.

A festa é uma homenagem ao feito heroico do pescador Bernardo Brumatti José dos Santos, popularmente conhecido como Caboclo Bernardo, que em 1887 salvou tripulantes do Cruzador Imperial Marinheiro, da Marinha do Brasil, que naufragou em uma praia do povoado.

O deputado Lucas Scaramussa agradeceu a aprovação do projeto, apresentado como forma de valorizar um personagem importante da nossa história e de reconhecer a relevância das tradições da comunidade de Regência.

“O Caboclo Bernardo é um herói capixaba, um pescador, que sozinho atravessou o mar revolto de Regência para resgatar 128 marinheiros de um naufrágio, sendo depois condecorado pessoalmente pela Princesa Isabel. E essa festa é uma expressão viva da história e da identidade do local”, afirma Scaramussa.

Festa

Na última edição do evento, em 2023, a Festa do Caboclo Bernardo atraiu mais de 10 mil visitantes à Regência, que contou com exposição de artesanatos, oficinas, programação esportiva, apresentação de artistas locais e nacionais, além do tradicional desfile das bandas de congo.

Com a aprovação do projeto de lei, o autor do projeto de lei acredita que a festividade ganhará ainda mais visibilidade, valorizando a economia criativa e o empreendedorismo da região que vive da cultura e do turismo.

Linhares fora do Mapa do Turismo

Durante a fala em Plenário, o deputado Lucas Scaramussa aproveitou para lamentar a ausência do município de Linhares no Mapa do Turismo do Espírito Santo em 2024 porque o Executivo municipal não cumpriu exigências da Secretaria Estadual de Turismo.

“Lamento porque, enquanto a gente trabalha para promover uma festa que já está por vir, a cidade deixa de integrar o mapa turístico do estado porque a gestão pública não cumpriu requisitos básicos para se cadastrar. Espero que a administração municipal atenda esses critérios futuramente, para Linhares se posicionar novamente no roteiro oficial do Espírito Santo”, critica o parlamentar.

Imagens: Rômulo Ladaim