O deputado Lucas Scaramussa discursou contra o congelamento de nove linhas de financiamento por parte do BNDES
O deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos) foi à tribuna da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (13) para criticar o BNDES pela suspensão de nove linhas de créditos e financiamentos rurais no último dia 06. Para o parlamentar, trata-se de uma “insanidade” por parte do Governo Federal.
O congelamento das linhas afetaram o programa de crédito agropecuário empresarial de custeio, juntamente à linhas de investimento do programa nacional de fortalecimento da agricultura familiar, o Pronaf Investimento, que financia a aquisição de tratores, colheitadeiras e construção de armazéns, por exemplo.
Em seu pronunciamento, Scaramussa enumerou três fatores fundamentais para o agronegócio: a infraestrutura, a segurança jurídica e o acesso ao crédito. Nesses três pontos o país está em débito com o produtor rural, lembra o deputado.
“O que a agricultura tem para oferecer ao Brasil é grandioso demais e o Governo Federal precisa olhar as oportunidades e fomentá-las, não cortar o crédito de quem produz”, afirma.
Scaramussa convidou os demais parlamentares que apoiam a agricultura capixaba para se unirem e buscarem estratégias para reverter essa medida.
Foto: Lucas S. Costa