Projeto de lei que autoriza o empréstimo vai à votação hoje na Câmara de Linhares
A Câmara Municipal de Linhares vota na noite desta segunda-feira (19) o projeto de lei que autoriza o Executivo municipal a contrair um empréstimo de aproximadamente R$ 300 milhões junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Tramitando desde abril deste ano, a proposta vem recebendo críticas por parte da população.
Um dos motivos que causam controvérsia sobre o assunto é que o texto recebeu o parecer pela inconstitucionalidade da Comissão de Constituição e Justiça e pela de Finanças, sendo também rejeitado pela Procuradoria da Casa. Entre outros fatores que levaram a essa decisão, estão a falta de informação sobre os juros aplicados nesse empréstimo e em quanto tempo será pago.
Morador do município, o deputado estadual Lucas Scaramussa se posicionou pelas redes sociais. Para ele, é importante se pensar no desenvolvimento da cidade, na Linhares do futuro, mas não se pode fechar os olhos para os problemas do presente.
“A Linhares do futuro pode e deve ser planejada agora, mas com responsabilidade, diálogo, transparência e respeito ao dinheiro público. Sufocar a capacidade financeira do município contratando o quarto empréstimo em cinco anos, somando quase meio bilhão de reais em dívidas para as futuras gerações, para mim, não é o caminho certo”, critica Scaramussa.
Diante desse debate, o projeto de lei começa a ser votado pelos 17 vereadores na sessão ordinária que se inicia às 18 horas.